O FIES começa a demonstrar fragilidade e um cenário de indefinição quanto aos próximos financiamentos, no entanto, isso não impediu a UPF de buscar a inserção dos alunos no meio universitário. A instituição tem um programa de bolsas e créditos oferecido aos interessados. Além dos tradicionais Prouni e FIES, a universidade oferece o Plano Emergencial de Crédito e a novidade é o Plano de Apoio Estudantil, o PAE UPF, que visa auxiliar os novos alunos no pagamento das mensalidades.
O PAE UPF foi criado para auxiliar os alunos num cenário de indefinição do FIES. O plano da UPF subsidia 50% do valor da mensalidade e prevê que o aluno faça a matrícula e a partir da primeira mensalidade, uma vez contemplado no plano, pague meia mensalidade e a outra metade ficará postergada um ano após a formatura, no mesmo prazo de sua formação, sem taxas e sem juros.
Para a contratação do novo crédito estudantil da UPF, será exigida a formalização de contrato de mútuo educacional com garantia, preferencialmente, firmada por meio de carta de fiança bancária, podendo ser prestada fiança por até dois fiadores que comprovem renda mínima de duas vezes o valor bruto da mensalidade do aluno. Os fiadores podem ser pai, mãe, ou familiar, desde que atendam aos requisitos do edital. O edital com as informações completas sobre o PAE/UPF está disponibilizado no site da UPF (www.upf.br)
Além do PAE a UPF oferece a Bolsa FUPF que é um programa de auxílio financeiro próprio da instituição, esse auxílio concede um percentual de gratuidade de 50% nas mensalidade, mais informações são encontradas no edital do programa no site da UPF. A Bolsa Auxílio 25% prevê 25% de gratuidade para os cursos de Enfermagem (B) e Ciência da Computação (B).
Confira a entrevista com o reitor