Exposição promove cuidados paliativos

By on 28 de outubro de 2015 in Notícias, Saúde para se ver

Em conceito definido pela Organização Mundial da Saúde, cuidados paliativos consistem na “assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Foto Caroline Silvestro

Lançamento reuniu direção do Hospítal e representantes dos projetos e extensão e do Grupo de Cuidados Paliativos

Há cerca de dois anos, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo tem um Grupo Consultor de Cuidados Paliativos (GCCP), que busca a humanização dos serviços oferecidos pela instituição. “Aprendemos a salvar vidas e excluímos a morte como parte integrante e inevitável da própria vida. Morrer hoje, pode ser muito triste, mecânico, desumano e solitário. Portanto, é nosso compromisso mudar o modo de conviver e lidar com a morte. É nosso compromisso ter o cuidado para não cair na obstinação pela luta da vida, que em determinado momento somente acrescenta sofrimento e diminui a sua qualidade”, pontua a psicóloga do Hospital e idealizadora do GCCP, Débora Marchetti.

Através do Grupo, com apoio do Sorriso Voluntário e do ComSaúde, projetos de extensão da Universidade de Passo Fundo, o Hospital promoveu a exposição “Mágicas da Vida”, no hall de entrada da portaria dos funcionários da instituição. O acervo de doze fotografias conta com registros de Larissa Yoshizawa, estudante de medicina que optou pelos cuidados paliativos frente ao diagnóstico de uma doença incurável e do fotógrafo Gerson Soares, que registra as intervenções do projeto Sorriso Voluntário. Quem participou da mostra pôde selecionar uma das fotos exposta para concorrer à imagem no sorteio realizado pelo Grupo.

Foto Caroline Silvestro

Exposição busca sensibilizar funcionários

No lançamento da exposição, a professora e coordenadora do projeto Sorriso Voluntário, Cristiane Barelli, explicou o porque do nome Mágicas da Vida. “Eu conheci o trabalho da Larissa através de um acadêmico da medicina, que relatava a importância da fotografia no tratamento da doença que ela tinha. Conversamos com a Larissa e ela nos cedeu as fotos. Depois de um tempo, quando retomamos a ideia de uma exposição com as fotos dela, descobrimos que a Larissa tinha falecido. Tentamos contato com a família para autorização por meses e não conseguimos. Mais tarde fui a um congresso em Joinville e escolhi participar de uma atividade que tinha 200 participantes. Entre tantas pessoas, quem sentou do meu lado foi a professora orientadora da Larissa. Eu me arrepio ao contar essa história. Só a mágica da vida para nos colocar lado a lado”, relatou Cris. Para ela, as imagens da Larissa transmitem a importância dos cuidados paliativos. “Independente de quantos minutos o paciente vai viver, que eles sejam intensos”, evidenciou.

O presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, também acompanhou o lançamento e agradeceu o Grupo de Cuidados Paliativos e aos projetos de extensão pela iniciativa. “Trabalhos como este ou qualquer que seja a iniciativa para ajudar um paciente que está grave vai fazer bem para essa pessoa e também para o profissional”, comentou Décio. Segundo ele, o Hospital é parceiro de projetos como estes, que melhoram e humanizam o atendimento prestado pela instituição.

Texto: Eduarda Ricci Perin, com colaboração de Caroline Silvestro
Fotos: Caroline Silvestro

Tags: , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top