O que é?

O ComSaúde é um projeto de extensão da Universidade de Passo Fundo, e existe desde 2011. Sua proposta nasce atrelada a ideia de promoção da saúde, postura amplamente reconhecida como expediente fundamental para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida. Assim, o projeto desenvolve um trabalho coletivo integrando professores e alunos das áreas da saúde e da comunicação, para que compartilhem conceitos e abordagens em busca de soluções aos problemas comuns no âmbito da promoção de saúde.

Nesse sentido, uma das principais preocupações deste projeto é superar o modelo predominante, tanto no imaginário dos futuros profissionais, quanto no imaginário do público, de que a ideia de saúde está indiscutivelmente relacionada a ideia de doença, de hospital, e, consequentemente, de cura.  A direção desejada, ao contrário disso, é a de perceber que a manutenção de uma vida saudável está em pequenos gestos cotidianos, hábitos, cuidados, que podem evitar a chegada das doenças (entendidas aqui num sentido muito amplo).

Foto de Dariely Belke, para a ação "Saúde pra ser ver".

Foto de Dariely Belke, para a ação “Saúde pra ser ver”.

Inicialmente o projeto chamava-se Saúde no Rádio, pois suas ações estavam voltadas para a produção de dois programas radiofônicos sobre promoção da saúde: 1) Spots, com duração de 1 minutos, veiculados diariamente ao longo da programação da rádio UPF; 2) Entrevistas e dicas ao vivo, com duração de 10 minutos, todas as quintas-feiras, as 18h, durante o programa Diretoria.

Entretanto, na busca por ressignificar o nosso olhar sobre a temática da promoção da saúde, as práticas do projeto acabaram apropriando-se de inúmeras outras linguagem da comunicação, como o vídeo, a foto e a interatividade de espaço online, de modo que o próprio escopo de atuação do projeto se alterou, sugerindo a modificação de seu nome, de modo a dar maior visibilidade a sua abrangência.

Assim, atualmente, para dar conta da complexidade do processo de promoção da saúde, as práticas do ComSaúde desdobram-se em inúmeras ações (Saúde para se ver, Saúde no Rádio, Saúde na Tela) e atividades especiais (cobertura, promoção e parceria em eventos das diferentes áreas imbricadas pelos objetivos do projeto).  E é isso tudo que você acompanha aqui, em nosso portal. O Programa é realizado por professores e acadêmicos das áreas da Saúde, Comunicação e Artes.

Top