HemoÇão: a emoção de doar sangue e salvar vidas*

Todos sabemos o quanto é importante doar sangue. É um processo simples, rápido e seguro que pode salvar uma vida. Porém, esse assunto ainda é tabu no Brasil. Em um país com 210 milhões de habitantes, os dados do Ministério da Saúde apontam que apenas cerca de 3,3 milhões brasileiros são doadores de sangue. Dentro disso, a região Sul está em terceiro – no ranking de cinco regiões – com 435 mil doações. Segundo a assistente social do setor de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Larissa Schons, o fator que mais leva uma pessoa a doar sangue é quando algum familiar ou amigo precisa da transfusão. Há também quem se voluntarie, pessoas que sabem da importância dessa ação e tornam ela um hábito, uma parte da sua vida.

A busca por doadores, de acordo com a assistente, é um trabalho diário de ações, de mídia, de conversas com familiares, entre outras. Buscam-se sempre novas alternativas de mobilizar a comunidade em prol do objetivo de salvar vidas, relatando a relevância da doação de sangues de todos os tipos; visto que o doador é parte fundamental para o tratamento do paciente, pois não há medicação que substitua o sangue no nosso corpo. Quem trabalha no setor da saúde se mobiliza com a causa. O hospital conta com um projeto de “funcionários doadores”, que é o caso da enfermeira Luciana Bertelli Dagostini. “Me sensibilizei no momento que eu comecei a - trabalhar no serviço de Hemoterapia, há 10 anos. Entrei nos critérios para ser uma doadora, então a partir daí me tornei uma”, relata. Segundo ela, a cada dia a procura em relação a doação de sangue aumenta, porém, o trabalho não se limita à Hemoterapia. Ela ressalta que a busca por sangue já está presente na sua vida pessoal, informando e ajudando a quem conhece e ainda não entende o funcionamento e a importância da ação, incluindo até seu pequeno filho.

O alcance de uma única doação

Até setembro de 2019, de acordo com dados do Governo do Brasil, 2,4 milhões de bolsas de sangue foram coletadas no país.  Levando em conta que uma doação normal de sangue total pode ajudar até quatro pessoas, a quantidade doada pode salvar quase 10 milhões de pessoas. O sangue passa por um processo e vira quatro hemocomponentes: concentrado de hemácias, de plaquetas, de plasma e crioprecipitado. “Uma única pessoa pode salvar até quatro vidas”, enfatiza Larissa.

20201023_190818

Como doar sangue na Hemoterapia?
Para ajudar a Hemoterapia do HSPV e muitos pacientes que precisam, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3316-4087. O melhor tipo de sangue é o seu! Doe e salve vidas.

 

* Reportagem realizada pelas acadêmicas de Jornalismo Náthaly Neves, Roberta Scolari dos Santos e Vanessa Elisa Ritter. Atividade da disciplina de Técnica de Entrevista com o objetivo de curricularização da extensão UPF a partir da participação da comunidade e do Programa de Extensão ComSaúde e Projeto Doação de Sangue, orientação Profa. Me. Fabiana Beltrami.

Tags: ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top