Doação de órgãos transforma vidas

Coletiva de imprensa feita com pelos acadêmicos para Fabiana Dal Conte e Jorge Santos. Créditos: Scheila Zang

Coletiva de imprensa feita pelos acadêmicos para Fabiana Dal Conte e Jorge Santos. Créditos: Scheila Zang

Buscando a promoção da saúde, os alunos do 6º nível do curso de Jornalismo produziram conteúdos informativos sobre a doação de órgãos para o blog do Programa de Extensão ComSaúde, da Universidade de Passo Fundo. A atividade foi realizada através da disciplina de Técnica de Entrevista, ministrada pela professora e integrante do ComSaúde, Fabiana Beltrami.

No dia 06 de maio, os acadêmicos realizaram uma coletiva de imprensa com a Fabiana Dal Conte, Enfermeira da Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO-4RS), do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo e Jorge Santos, que fez um transplante de fígado e há oito anos é ativista pela conscientização da doação de órgãos. Eles responderam os questionamentos dos estudantes e destacaram o baixo número de doações na região.

A espera por um transplante de órgão é realidade para cerca 1300 pessoas no estado do Rio Grande do Sul, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes divulgado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Na fila de espera desde janeiro deste ano, o aposentado Edir Antônio Pliski, 61 anos, fez a cirurgia de transplante de fígado no dia 09 de maio. Edir vinha sofrendo com problema de gastrite, fez o tratamento e resolveu o caso. Porém, cerca de três anos depois os sintomas voltaram e, desta vez o problema era no fígado. Edir ficou um ano em tratamento, até entrar para a fila de transplante.

IMG-20190527-WA0003

Edir no quarto do hospital recuperando-se da cirurgia de transplante. Créditos: Emerson Carniel

A reportagem em áudio, produzida pelos alunos Emerson Carniel e Scheila Zang,  foi produzida como um material jornalístico que pode ser veiculado como produto de rádio retratando o cenário da doação de órgãos e ressaltando a importância das pessoas em expressar o desejo de serem doadores.

Tags: , , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top