Comunicação humana, a conexão entre o jornalismo e a saúde

A comunicação sensível é o que o Programa de Extensão ComSaúde se propõe a fazer e que, levou na prática aos alunos do sexto nível do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo. O tema em especial desta aula tão diferente, ministrada pela Profª. Me. Fabiana Beltrami, seria a doação de órgãos. A atividade foi em parceria com o Projeto de Extensão Doação de Órgãos e Tecidos, da Faculdade de Medicina, Jornalismo e Artes Visuais, da UPF.

Turma do VI nível de Jornalismo produz matérias sobre a Doação de Órgãos e Tecidos

Turma do VI nível de Jornalismo produz matérias sobre a Doação de Órgãos e Tecidos

A turma toda se preparou para a Disciplina de Técnica de Entrevista, a coletiva de imprensa aconteceu no dia 06 de maio, onde a sala de aula se transformou numa sala de imprensa. Com celulares e cadernos à mão, os alunos começaram as perguntas, com máquinas fotográficas registraram fotografias e vídeos dos entrevistados.

Os entrevistados eram Jorge Santos ou simplesmente Jorge O Transplantado, como é conhecido nas suas redes sociais, e a enfermeira Fabiana Dal Conte Buzatto, que atua na Organização Por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo. Ambos estão diretamente ligados ao tema e puderam falar de diferentes pontos de vista, um de que precisou de uma doação e de outro de quem trabalha na captação de órgãos.

Os entrevistados eram a base para que os alunos pudessem desenvolver reportagens a partir do tema, cada uma com um enfoque diferente, visando sempre uma comunicação sensibilizada. Tanto o tema da reportagem quanto a coletiva em si eram novidade para os acadêmicos. Afinal, essas áreas do conhecimento não se cruzam com frequência, mas aqui  o jornalismo e a saúde se fizeram mais próximos.

Alunas entrevistam a enfermeira Fabiana.  FOTO: Amanda Veseloski

Alunas entrevistam a enfermeira Fabiana.
FOTO: Amanda Veseloski

A aluna Lauriane Agnolin fala sobre a experiência “eu achei muito válida, pois é muito importante a gente desenvolver dentro da Universidade as nossas habilidades de escuta e questionamento. Foi muito importante para nós entender como funciona uma coletiva de imprensa e entender como os veículos funcionam.Aprender a respeitar o colega de profissão e a vez de fala.”

Todos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes passarão pela avaliação da professora da disciplina, Fabiana, que também é professora voluntária do Programa de Extensão ComSaúde e, posteriormente, serão publicados no blog do ComSaúde e nas redes sociais dos próprios acadêmicos.

 

Tags: ,

About the Author

About the Author: Acadêmica do VI nível de Jornalismo e bolsista do Programa de Extensão ComSaúde na área da Comunicação. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top