Escolas municipais e a doação de sangue: a parceria que faz a diferença

By on 10 de abril de 2019 in Doação de sangue, Especiais, Notícias

Diretores das escolas municipais de Passo Fundo conhecem um pouco mais sobre o Projeto Doadores do Amanhã e as ações previstas para o ano letivo

Doar sangue é um ato de altruísmo. O altruísmo não é algo que nasce com a gente, ele precisa ser cuidado como uma pequena sementinha, desde a infância até a vida adulta. Por isso, é tão importante que as crianças cresçam sabendo como a doação de sangue pode salvar vidas e como ela funciona. O Projeto de Extensão Doadores do Amanhã, da Universidade de Passo Fundo em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, desenvolve um trabalho especial voltado para as crianças desde a educação infantil até a educação fundamental. Eles trabalham com a conscientização e sensibilização de doadores sobre a importância da doação de sangue.

Diretores e representantes do Projeto Doadores do Amanhã conversam sobre as atividades para o ano letivo (FOTO: Amanda Veseloski)

Diretores e representantes do Projeto Doadores do Amanhã conversam sobre as atividades para o ano letivo (FOTO: Amanda Veseloski)

No ano passado quatro escolas municipais de ensino fundamental foram sorteadas para testar a proposta de transformar e familiares em futuros doadores. Ao longo de todo 2018, as crianças participaram de ações, palestras e oficinas sobre a doação de sangue. A proposta deu tão certo que nesse ano todas as escolas municipais de ensino fundamental irão participar da iniciativa. Por isso, hoje (09 de abril), durante a reunião de diretores das escolas municipais de Passo Fundo, na sede da Universidade Popular – os educadores receberam os livros “Doadores do Amanhã”, criado a partir dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças e “O Super Poder Real”. Durante o bate-papo foi explicado, também, sobre a Lei Programa Doadores que trata-se de uma Lei municipal que não só autoriza, mas como também incentiva, o desenvolvimento do projeto nas escolas. Quem explicou toda a dinâmica da ação foi a Acadêmica da Academia Passo-Fundense de Letras,  Dilse Corteze e a coordenadora do projeto e representante do Serviço de Hemoterapia do HSPV, professora Cristiane de Araújo. Ambas ressaltaram como é importante as escolas terem essa ligação com o projeto, Dilse conta que “os alunos, a princípio, não são doadores mas eles levam para casa essas informações. Eles falam para os pais. Nós notamos no ano passado que aumentou o número de doadores, pois as crianças intimaram os pais a doar”.

Marla acredita que haverá um engajamento maior das escolas nesse ano (FOTO: Amanda Veseloski)

Marla acredita que haverá um engajamento maior das escolas nesse ano (FOTO: Amanda Veseloski)

Esse contato com as escolas é fundamental para que as iniciativas do projeto se expandem cada vez mais. Os diretores são a ponte que conecta o projeto às escolas e às crianças. A coordenadora pedagógica da secretaria de educação, Marla Debastiani Maffi, diz que “nós ( Secretária de Educação de Passo Fundo) acreditamos muito nesse trabalho efetivo, direto com as os nossos alunos e professores. Eles são multiplicadores dessa tão nobre atitude, esse ato de amor e solidariedade. Então é trabalhar com a questão humana, e nós prezamos muito isso na educação municipal”. É previsto que as ações nas escolas tenham início até o final deste mês de abril e ocorram ao longo de todo o ano letivo. Para entrar em contato como Projeto Doadores do Amanhã para inscrever a sua escola, ou mesmo, sanar dúvidas o e-mail disponível é: captacao.sh@hsvp.com.br ou comsaude@upf.br

Tags: , ,

About the Author

About the Author: Acadêmica do VI nível de Jornalismo e bolsista do Programa de Extensão ComSaúde na área da Comunicação. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top