Melhor idade também para doar: alunos do Creati tem palestra sobre a doação de sangue

By on 29 de março de 2019 in Doação de sangue, Especiais

O Programa de Extensão ComSaúde esteve presente na aula inaugural do Creati 2019 e falou sobre a importância da doação de sangue

Eram centenas de olhos atentos e, embora seus movimentos tenham perdido um pouco de velocidade, suas mentem continuam afiadas e sua sede por conhecimento parece não ter fim. No dia 28 de março, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, aconteceu a aula inaugural do Centro de Referência e Atenção ao Idoso da UPF (Creati), o evento contou com a presença do Programa ComSaúde.

Creati08

Mais da metade dos idosos já havia doado sangue. FOTO: Amanda Veseloski

Numa palestra e bate-papo, as alunas extensionistas do curso de Medicina, do Projeto de Extensão Doadores do Amanhã, Anna Louder Gueller Becker e Fernanda Marcante Carlotto, conversaram sobre a importância da doação de sangue. Mais da metade dos idosos levantaram a mão quando questionados se já haviam doado sangue alguma vez na vida. Foi com uma fala descontraída que Anna começou a explicar mitos e verdades à cerca da doação, as dúvidas logo surgiram e muitos ficaram felizes ao saber que ainda podem ser doadores – afinal, a idade máxima é de 69 anos se a pessoa já tiver doado em algum outro momento na vida. Para aqueles que já ultrapassaram a idade, ou ainda, por motivos de saúde são incapazes, a acadêmica de medicina disse que:” é importante que vocês (alunos do Creati) repassem o que aprenderam aqui para suas famílias, seus filhos, netos e amigos. Vocês são nossos transmissores desta mensagem. Já fizeram a sua parte, mas ainda podem incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo”. Fernanda, por sua vez, com muitas fotos relatou como é todo o processo na Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, desde a triagem até a sala de recuperação dos doadores. A aluna ainda auxiliou alguns idosos com seus questionamentos.

Creati03

Anna Becker falou sobre a doação de sangue FOTO: Amanda Veseloski

Quem também esteve presente no evento, foram a professora do curso de Medicina e Coordenadora da Hemoterapia do HSVP, Cristiane Rodrigues, e a Acadêmica da Academia Passo-Fundense de Letras, Dilse Corteze. Ambas falaram sobre as oficinas que serão ministradas pelo ComSáude, através dos cursos de Medicina, Jornalismo e Artes Visuais UPF e, também, a Academia Passo-Fundense de Letras, ao longo do ano de 2019 e incentivaram a participação de todos os alunos do Creati.

 

Texto por Amanda Veseloski – Bolsista do Curso de Jornalismo do Programa de Extensão ComSaúde.

 

Tags: ,

About the Author

About the Author: Acadêmica do VI nível de Jornalismo e bolsista do Programa de Extensão ComSaúde na área da Comunicação. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top