HSVP possui estrutura completa para o Serviço de Hemoterapia

By on 11 de outubro de 2018 in Doação de sangue, Especiais

Por Andréia de Lima e Emanuel Vieira, acadêmicos do VI nível do curso de Jornalismo da UPF, sob orientação da professora Fabiana Beltrami Silva

s

Uma simples atitude pode salvar muitas vidas. A doação de sangue é uma ação de solidariedade que precisa ser cada vez mais praticada. “Você salvou a minha vida, posso ficar mais tempo com a minha família, obrigado, obrigado, obrigado!” Este é apenas um dos inúmeros depoimentos que fazem parte do livro Pílulas do Bem, elaborado pelo grupo de Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente e Paulo (HSVP) de Passo Fundo, onde pacientes e doadores escrevem mensagens de agradecimento e motivação e que descrevem o sentimento de gratidão sentido pelos pacientes que recebem as doações.

Fundado em março de 2011, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, que até então era terceirizado, conta com uma grande equipe, são sessenta e dois funcionários divididos em médicos hematologistas e hemoterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biólogos, bioquímico-farmacêuticos, biomédicos, assistente social, auxiliares de banco de sangue, técnicas de nutrição, além do pessoal encarregado pelo setor administrativo. O ambiente possui uma estrutura completa que vai desde a coleta até sua distribuição, o que faz parte do que a equipe chama de Ciclo do Sangue. Além da sala de recepção, espaço para lanches, salas de doação de sangue e aferes, de transfusão e de processamento de sangue, o espaço conta com três laboratórios. O Laboratório de Imunohematologia, de Controle de Qualidade, e o de Sorologia.

Laboratório de Imunohematologia

Encarregado realizar inúmeros exames, entre eles os testes de classificação sanguínea e provas que irão comprovar a compatibilidade entre o doador e o receptor do sangue. Ou seja, nesse laboratório verifica-se se o sangue pode ser ou não transfundido em determinado paciente, caso seja, poderá ser encaminhado para mais exames e finalmente para seu receptor.

Laboratório de Controle de Qualidade

Responsável por realizar rigorosos testes de qualidade dos hemocomponentes vindos de todos os laboratórios de Processamento, para assim garantir a qualidade do sangue durante a coleta, processamento, armazenamento, distribuição e transfusão. Ele possui um sistema para a detecção de bactérias e realiza testes de hematócrito, grau de hemólise, dosagem de hemoglobina, volume, contagem de células, pH e fatores de coagulação. Ele ainda é responsável pela validação de insumos e equipamentos utilizados pelos laboratórios de processamentos, durante.h

Laboratório de Sorologia

Responsável por realizar a triagem sorológicas nas amostras dos doadores de sangue. Ou seja, é nessa parte onde serão detectados possíveis doenças, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Vírus Linfotrópico Humano (HTLV I/II), Hepatite C (HCV), Hepatite B (HBV), Sífilis, ou a Doença de Chagas.

Quer fazer sua doação?
- A idade mínima para doar é 16 anos

- A idade máxima para doar é 69 anos, se a pessoa for doadora desde antes dos 60 anos

- Ter peso igual ou superior a 50kg

- Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano

- Homens podem doar até 4 vezes ao ano

- Ter alimentação saudável e uma boa noite de sono

 

Quem não pode doar?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade

-Mulheres grávidas ou que estejam amamentando (até 1 ano de idade)

-Pessoas que estão expostas à doenças transmissíveis pelo sangue (AIDS, hepatite, sífilis e doenças de chagas)

- Usuários de drogas

- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses

 

O Centro de Hemoterapia do HSVP é aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h (sem fechar ao meio-dia). Lembrando que o ciclo do sangue começa no agendamento.

Para mais informações ligue para o número (54) 3316 4087 ou visite o Centro: Rua 15 de Novembro, 485, 5º andar – Passo Fundo – RS

 

Tags: , , , , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top