Mensagens do bem, visando alguém

By on 11 de outubro de 2018 in Notícias

Gabriele Costa e Jordana Wustro, acadêmicas de Jornalismo UPF.

No quinto andar do Hospital São Vicente de Paulo funciona o Serviço de Hemoterapia. Este atende demandas de sangue de toda a região de Passo Fundo, além de manter parceria com o Hemopasso da cidade.

O Serviço de Hemoterapia (SH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), possui campanhas em parceria com a assessoria de comunicação para a captação de doadores, onde pode ser encontrada a campanha jovem doador, realizada ao longo do ano. Esta relaciona o envolvimento com o público jovem, como por exemplo o “Trote Solidário” dos cursos de Medicina da cidade.

Divulgação Hospital São Vicente de Paulo

Divulgação Hospital São Vicente de Paulo

Também está sendo elaborado um projeto de doação de sangue nas escolas, que propõe a conscientização de crianças sobre a doação de sangue, para que desde criança exista o hábito da doação.

Segundo a assessora de comunicação do HSVP, Endil Tamara de Mello, a comunicação com o público ocorre de forma mais simples, sem o uso de muitos termos técnicos, sempre com o intuito de explicar o ciclo do sangue e a importância da doação. Ela enfatiza que o Serviço de hemoterapia não é como um Banco de Sangue, não existindo crédito ou débito, sendo um serviço que possui procedimentos específicos onde campanhas, tanto jornalísticas quanto publicitárias, são utilizadas para desmistificar esse conceito fazendo que a doação se torne um hábito cultural.

O Hospital também possui campanhas internas. Endil salienta que os mais de três mil funcionários já possuem a cultura da doação enraizada dentro de sua essência, de tal forma ocorre a fidelização dos doadores de sangue, sendo que em épocas de vacinação como por exemplo a chegada do inverno, antes de os funcionários se vacinarem, ocorre uma chamada para a doação de sangue, pois após a vacinação, a pessoa fica inapta para doar.

https://youtu.be/A6xkc1VD_a8

O Serviço de Hemoterapia (SH), e a Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo lançaram o livro “Mensagens de amor, sem olhar a quem!”, planejado pelas autoras a hemoterapeuta responsável pelo Serviço de Hemoterapia , Dr. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, e pela assistente social do SH, Larissa Schons. O livro foi criado pela jornalista Endil Tamara de Mello e a pela designer Joseane de Almeida Antunes, da Assessoria de Comunicação do Hospital.

8946aa0c-ac6f-4316-9024-901283daa0d5

Créditos: Fabiana Beltrami

O livro possui ilustrações e pequenas mensagens, sendo o resultado das campanhas “Pílulas da Vida” (ponte entre paciente e doador) e “Pílulas do Bem” (onde doadores incentivam outros doadores), que desde 2011 realiza também a humanização da doação de sangue no Hospital.

Segundo Endil Mello “No momento em que você vem doar, vê que a doação vai fazer bem para a pessoa internada, e através da ‘Pílula da Vida’ e ‘Pílula do Bem’, ocorre expressões de carinho, de paciente para doador, de doador para doador, onde se estabelece um vínculo emocional onde o doador acaba se tornando um fidelizado”.

 

 

Para maiores informações ou agendamentos entre em contato com o Serviço de Hemoterapia do HSVP:

Fone: (54) 3316- 4087

Endereço: Rua 15 de Novembro, 485, 5º andar, Centro – Passo Fundo

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira das 8h às 15h (sem fechar ao meio dia)

 

 

 

 

 

Tags: , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top