Através da doação, projeto torna futuros profissionais promotores de saúde.

By on 18 de setembro de 2018 in Especiais, Saúde para se ver

Um dos objetivos dos projetos que participam do Programa de Extensão ComSaúde é fazer com que a prática profissional, ou seja, o cuidar em saúde, seja mais humanizado. Assim,  os alunos e profissionais que participam das ações com a comunidade realizam práticas em comunicação, transmitindo saberes para a promoção da saúde.. Com alunos dos cursos de Medicina, Jornalismo e Artes Visuais, o Projeto Doação de Sangue já iniciou suas atividades nas escolas do município de Passo Fundo, com o intuito de conscientizar professores e alunos desde cedo sobre a importância da doação de sangue.

A acadêmica do Curso de Medicina da UPF, Fernanda Carlotto, é uma das 13 acadêmicas do curso que participa do projeto. Na primeira fase ela participou explicando a importância da doação de sangue para professores de escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil de Passo Fundo.

IMG_8686

“A doação de sangue é um ato enriquecedor: torna bela a alma de quem doa e auxilia na saúde daqueles que tanto precisam e, por isso, acredito que demonstrar à humanidade que uma forma de ajuda tão simples pode ser de tamanha grandeza para outra pessoa é de extrema importância. É ai que entra nosso projeto Com Saúde sobre doação de sangue. Queremos estimular a adesão de mais voluntários, visando sempre a saúde do doador, de forma que a equação seja positiva dos dois lados, tanto do doador quanto do receptor. Assim, contribuiremos para a saúde pública de forma geral, tornando os nossos estoques completos, não só de bolsas de sangue, mas, também, de solidariedade.” – comenta Fernanda.

Este projeto também busca aprovar uma proposta de lei municipal que propõe a atividades continuadas em sala de aula, com o tema da doação de sangue nas escolas de Passo Fundo.  Também vai ser produzido um livro com os registros das atividades desenvolvidas pelas quatro escolas escolhidas nessa primeira fase em parceria com a Academia Passo-Fundense de Letras e Hospital São Vicente de Paulo.

About the Author

About the Author: Acadêmico do nível 3 do Curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. É extensionista voluntário do Programa de Extensão ComSaúde e estagiário do Nexjor - Núcleo Experimental de Jornalismo FAC UPF. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top