Projeto “Doação de Sangue” inicia atividades em escolas do município.

By on 23 de agosto de 2018 in Ações, Especiais

ComSaúde nas escolas_FOto_Augusto Albuquerque_2

Um dos projetos de extensão que integra o Programa de Extensão ComSaúde, da Universidade de Passo Fundo, é o Projeto Doação de Sangue. O projeto busca sensibilizar e conscientizar futuros jovens doadores, sobre a importância da doação de sangue. As ações se dão por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através de quatro escolas municipais, a Academia Passo-Fundense de Letras e o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo. Também fazem parte os cursos de Medicina, Jornalismo e Artes Visuais da UPF.

Secretaria Municipal de Educação, UPF e Academia Passo-Fundense de Letras.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação, UPF e Academia Passo-Fundense de Letras.

O projeto tem como professora coordenadora, Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, -“Já começamos algumas ações trabalhando com as escolas municipais aqui de Passo Fundo, com a participação de aulas ministradas pelos próprios alunos da medicina e agora com material didático em formação. Fico muito grata, muito satisfeita em poder ter em mente que no futuro a gente vai poder fazer um trabalho muito bacana, aonde a gente vai preparar um material didático para essas escolas para que o tema da doação de sangue na semana do doador seja perpetuado e que no futuro a gente tenha vários doadores que com certeza foram estimulados desde a sua infância.” – Relata a Dra. Cristiane.

As escolas visitadas pelo projeto, nos dias 16 e 17 de agosto, foram as EMEIs Padre Alcides e Sonho Encantado, e as EMEFs São Luiz Gonzaga e Daniel Dipp. As alunas bolsistas do curso de Medicina da UPF, Anna Becker e Fernanda Carlotto, apresentaram os objetivos do projeto e falaram para os professores das escolas sobre a importância da doação de sangue. Também esteve presente a integrante da Academia Passo-Fundense de Letras, Dilse Corteze, que falou sobre a proposta de produzir um livro com os registros das atividades desenvolvidas pelas escolas sobre o tema e, também, a professora dos cursos de Jornalismo e Artes Visuais, Fabiana Beltrami, que abordou a importância das áreas de jornalismo e artes visuais dentro das atividades previstas com os alunos das escolas.

ComSaúde nas escolas_FOto_Augusto Albuquerque_3

Um dos objetivos do Projeto, é integrar as atividades da equipe da Universidade e da Academia, junto com os professores das escolas. O diretor da Escola Municipal São Luiz Gonzaga, Sirio Chies, comenta sobre a importância do projeto no espaço escolar: “Nós entendemos que é um projeto de suma importância para a gente alinhavar e consolidar na consciência das crianças a importância da doação de sangue, que é um ato para salvar vidas e ninguém de nós está isento disso, porque hoje não precisamos mas amanhã podemos vir a precisar ou algum de nossos familiares. Então, a escola como um espaço pedagógico tem sim a incumbência e o dever de se engajar nesse tipo de projeto, afim de levar a essas crianças que elas são doadores em potencial, elas vão vir se tornar doadores no futuro, embora hoje não sejam e incutir também nas famílias essa ideia e essa conscientização e a importância que tem a doação de sangue para salvar vidas e a gente ajudar outras pessoas.”

O Projeto Doação de Sangue traz,  juntamente com todas estas atividades, uma proposta de lei, onde propõe a obrigatoriedade de atividades que tratem do tema da doação de sangue, de forma permanente, nas escolas. As atividades continuam até o mês de novembro mas já estão sendo pensadas ações para 2019.

Tags: , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: Acadêmico do nível 3 do Curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF. É extensionista voluntário do Programa de Extensão ComSaúde e estagiário do Nexjor - Núcleo Experimental de Jornalismo FAC UPF. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top