Crianças e pais partilhando sentimentos

By on 26 de outubro de 2017 in Ações, Criança Diabética, Notícias

Os pequenos chegaram animados para o primeiro dia da 5ª edição do Acampamento da Criança com Diabetes. Acompanhados de seus pais, eles vieram de várias cidades do Rio Grande do Sul. Muito mais que ter orientações sobre autocuidado e qualidade de vida, aqui eles vêm para se divertirem e fazerem novas amizades.

“Já fiz vários amigos.” – Raíssa Guterres, 11

IMG_0625

Raíssa, 11 (Alvorada-RS), Alan, 8 (Estância Velha-RS) e Pablo, 7 (Imbé-RS) – da esquerda para a direita.

Conforme as crianças eram recebidas e realizavam seu cadastramento, elas recebiam um kit com camiseta e boné do Acampamento, além do mascote oficial do evento e uma seringa. O ursinho é um personagem lúdico, que junto com a seringa são usados para demonstrar, com orientação, o uso da insulina.

Raíssa, 11, de Alvorada, está em seu primeiro Acampamento.

Izabella, 8 (Panambi-RS), está em seu primeiro Acampamento.

Algumas mães do Instituto de Criança com Diabetes, de Porto Alegre, estão presentes no Acampamento e nos contam suas experiências após o diagnóstico de seus filhos. Janaína Crossa, de Imbé, declara que a maior mudança que ocorreu após isso foi a disciplina com os horários. “Só pode comer a cada duas horas e meia ou três horas [...] No início eles ficam com muita fome, muita sede e muito irritados”, diz Janaína.

Janaína Crossa, Imbé-RS

Janaína Crossa, Imbé-RS

Eliane Mota, de Estância Velha, conta que a maior preocupação do seu filho, após o diagnóstico, era com relação aos escoteiros. “Ele perguntou: eu vou poder ser lobinho? E ela (a médica) disse: você vai poder ser o que você quiser. A gente nunca tirou nada e até inserimos atividades [...] O que mudou, só mudou para melhor”, declara.

O motivo da vinda dessas mães ao acampamento são os mais variados. Vão desde agregar conhecimento, dividir sentimentos maternais e promover a interação entre as crianças. “Eles (as crianças) não são únicos. Eles vão conviver com outras crianças que dividem as mesmas situações”, diz Giovana Zever.

Sequence 02.Still002

Daiane Cardoso (Caxoeirinha-RS), Valéria dos Santos (Alvorada-RS), Eliane Mota (Estância Velha-RS), Janaína Crossa (Imbé-RS), Giovana Zeven (Porto Alegre-RS) e Janete Mevius (Dois Irmaõs-RS) – da esquerda para a direita.

O Acampamento é um Projeto “Cuidado Permanente da Criança com Diabetes”, pertencente ao Programa de Extensão da UPF COmSaúde e é realizado juntamente com o Lions Clube Internacional e Hospital São Vicente de Paulo. O acampamento conta com a participação de vários cursos de graduação, professores, alunos e voluntários.

Tags: , , , , , ,

About the Author

About the Author: Felipe Ohse é acadêmico do Nível II do Cruso de Jornalismo da UPF. .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top