Exposição itinerante ‘’Olhares que transformam’’ ganha novo espaço
Por Camila Pellin e Rebecca Mistura
A mostra fotográfica itinerante de André François, ‘’Olhares que Transformam’’, mudou-se do Hospital da Cidade para o Campus II da Universidade de Passo Fundo. Com objetivo de sensibilizar através das lentes François viajou o país retratando a qualidade de vida e a saúde em suas mais variadas formas.
O estudante do curso de medicina da UPF, Guilherme Monteiro, comentou que os alunos repararam nas fotografias por mostrar a saúde de maneira humanitária e pela diferença causada no próprio ambiente em que estão inseridas, um local em que há grande circulação todos os dias e, com isso, atinge um maior número de pessoas.
Além de Guilherme, o funcionário da unidade, Cheik Heikh I. Biteye, imigrante africano que reside há dois anos no Brasil,
sensibilizou-se ao recordar um objeto presente em uma das fotografias, utilizado para preparar alimentos em seu país de origem, o pilão. Dessa maneira, o grande e principal objetivo do projeto de André está sendo conquistado.
A exposição é uma ação do programa de Extensão ComSaúde da UPF – Cursos de Medicina, Jornalismo e Artes Visuais; a atividade é aberta à comunidade no campus II das 7h às 22h, até o dia 5/05, e seguirá para o prédio da Reitoria no campus I da UPF no dia 8/05.
A professora e coordenadora do programa, Cristiane Barelli, destaca sobre a importância de a exposição atingir os acadêmicos e docentes da área da saúde, com o objetivo de sensibilizar esses profissionais em formação e professores, além de mostrar que há possibilidades da comunicação sensível em diferentes linguagens e locais. Cristiane ainda destaca a importância de que “a mostra proporcione reflexões e debates a respeito da humanização, muito necessária na área da saúde”.