Exposição itinerante ‘’Olhares que transformam’’ ganha novo espaço
Por Camila Pellin e Rebecca Mistura
A mostra fotográfica itinerante de André François, ‘’Olhares que Transformam’’, mudou-se do Hospital da Cidade para o Campus II da Universidade de Passo Fundo. Com objetivo de sensibilizar através das lentes François viajou o país retratando a qualidade de vida e a saúde em suas mais variadas formas.
O estudante do curso de medicina da UPF, Guilherme Monteiro, comentou que os alunos repararam nas fotografias por mostrar a saúde de maneira humanitária e pela diferença causada no próprio ambiente em que estão inseridas, um local em que há grande circulação todos os dias e, com isso, atinge um maior número de pessoas.

Foto: André François
Além de Guilherme, o funcionário da unidade, Cheik Heikh I. Biteye, imigrante africano que reside há dois anos no Brasil,
sensibilizou-se ao recordar um objeto presente em uma das fotografias, utilizado para preparar alimentos em seu país de origem, o pilão. Dessa maneira, o grande e principal objetivo do projeto de André está sendo conquistado.
A exposição é uma ação do programa de Extensão ComSaúde da UPF – Cursos de Medicina, Jornalismo e Artes Visuais; a atividade é aberta à comunidade no campus II das 7h às 22h, até o dia 5/05, e seguirá para o prédio da Reitoria no campus I da UPF no dia 8/05.
A professora e coordenadora do programa, Cristiane Barelli, destaca sobre a importância de a exposição atingir os acadêmicos e docentes da área da saúde, com o objetivo de sensibilizar esses profissionais em formação e professores, além de mostrar que há possibilidades da comunicação sensível em diferentes linguagens e locais. Cristiane ainda destaca a importância de que “a mostra proporcione reflexões e debates a respeito da humanização, muito necessária na área da saúde”.