Sensibilizar e Humanizar através das lentes fotográficas.

By on 12 de abril de 2017 in Especiais, Saúde para se ver

 Por Camila Pellin e Rebecca Mistura da Silva - Acadêmicas  de Jornalismo – Bolsistas ComSaúde

 

‘’Olhares que transformam’’ é o tema da exposição fotográfica itinerante do fotógrafo André François, que teve sua abertura dia 10/4 às 18h no hall de entrada do Hospital da Cidade de Passo Fundo. A mostra é uma ação do Programa de Extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo e tem como objetivo humanizar através das lentes.

André François é fotógrafo há 30 anos e viaja o Brasil e o mundo realizando projetos e documentários fotográficos amplamente focados na área da saúde. Com o objetivo de transformar a vida das pessoas através da fotografia, André é fundador do projeto ImageMagica, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, no qual promove a saúde, educação e cultura para diferentes públicos.  Ainda possui seis livros de fotografia publicados referentes a esses temas ao trazer um olhar singular sobre pessoas enfermas e seu cotidiano.

O evento contou com a presença do diretor do Hospital da Cidade, Luciney Bohrer, que comentou a importância de trazer cultura aos pacientes, sendo uma maneira de retirar o foco da dificuldade que estão enfrentando, juntamente aos trabalhos de humanização realizados pelo hospital.

Imagens da abertura da exposição no Hospital da Cidade.

Além do diretor, representando a reitoria da UPF, Márcio Taschetto , destacou ‘’Mais do que a reitoria, a ação do ComSaúde em espaços da comunidade, é fundamental, pois o projeto toca em questões essenciais da atualidade, como humanização em espaços de cuidado, e isso é uma forma da universidade retribuir todo apoio que ela recebe da comunidade e cumprir seu papel social’’. Márcio ainda ressalta que ações como essa, com envolvimento social, refletem o princípio comunitário da Universidade, que, com os programas e projetos de extensão, ultrapassam as barreiras acadêmicas e atuam de maneira conjunta com a sociedade.

O Programa de Extensão ComSaúde produz e divulga a qualidade de vida e a saúde, através de métodos comunicativos e tecnologias de informação. É coordenado pela professora Cristiane Barelli e envolve os Cursos de Medicina, Artes Visuais (Professora Mariane Sbeghen) e Jornalismo (Professoras Bibiana Friederich e Fabiana Beltrami).

O espaço onde a exposição está presente possui um fluxo de cinco mil pessoas por dia, por isso há a expectativa de atingir um grande público.  A funcionária do Hospital da Cidade, Danúbia Rossato, frisa a importância da exposição na recepção de um ambiente hospitalar, uma vez que espera neste espaço é um momento de reflexão e que, geralmente, acontece em circunstâncias ruins. Danúbia acrescenta: ‘’É um local onde somos tocados e onde nos sentimos mais abertos a ampliar esse olhar, acho que o espaço se torna bastante adequado e vai trazer com certeza um momento de reflexão para essas pessoas, para que a gente possa se conectar mais com essas e as nossas próprias histórias, e acho que isso vai repercutir de forma positiva’’.

A mostra fica aberta à comunidade no Hospital da Cidade das 6h30 às 20h, de segunda a sábado. Após o dia 20/4, seguirá para outros espaços da cidade de Passo Fundo.

Fotografias: Viccenzo Gaio – Acadêmico de Jornalismo e bolsista ComSaúde.

Tags: , , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top