Formação profissional em saúde precisa de um novo paradigma

By on 27 de maio de 2015 in Notícias

Fórum realizado na UPF proporciona a reflexão acerca do tema para os futuros profissionais da área da saúde. Programação conta com a exposição fotográfica Mágicas da vida

 A reorientação da formação profissional na área da saúde é tema de Fórum que congrega acadêmicos, professores e profissionais da rede pública municipal na Universidade de Passo Fundo (UPF). A programação integrou o  V Fórum de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e contempla ainda o I Festival de Curtas Metragens de Práticas Interprofissionais na Área da Saúde, a V Mostra Científica Pró-PET-Saúde e a exposição fotográfica “Mágicas da vida”, realizada por meio do projeto de extensão ComSaúde.

O Fórum tem como tema a reorientação da formação profissional na área da saúde

O Fórum tem como tema a reorientação da formação profissional na área da saúde

Conforme a professora coordenadora da atividade, Carla Beatrice Crivelaro Gonçalves, a quinta edição do evento demonstra os esforços empreendidos pela UPF, pela rede municipal de saúde e por outras instituições parceiras. “Viemos ensinar, aprender e construir saberes juntos. Essa tem sido a proposta dos nossos fóruns, das conferências, mesas redondas, oficinas e rodas de conversa”, resumiu a professora. O secretário de Saúde de Passo Fundo Luiz Artur Rosa Filho participou da abertura oficial e enfatizou a importância da integração dos acadêmicos da área da saúde à rede municipal. “Temos que aproveitar as oportunidades para conhecer a realidade e aprender a trabalhar com ela”, pontuou.

Novo paradigma

A vice-reitora de Graduação da UPF Rosani Sgari enfatizou o perfil inovador  do evento ao reunir, além dos diferentes cursos da área de saúde, atividades relacionadas a outras áreas, como a Mostra de Curtas. “Temos muitos desafios e temos certeza de que a garantia à saúde transcende a esfera das atividades clínicas assistenciais, suscitando a necessidade de um novo paradigma que dê conta da abrangência do processo saúde-doença. É função sim da universidade estimular e valorizar ações que ampliem as possibilidades de aperfeiçoamento. Estamos cumprindo nosso papel e este fórum é exemplo disso”, opinou. A abertura contou ainda com a presença da coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo Leonilde Zamuner.

foto 2

A exposição fotográfica “Mágicas da vida” também integrou a programação do V Fórum

Mágicas da Vida
A exposição fotográfica “Mágicas da vida” também integrou a programação do V Fórum. Promovida por meio do projeto de extensão ComSaúde, da Faculdade de Medicina (FM), e dos cursos de Jornalismo e Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da UPF, a mostra foi exposta no hall de entrada do auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac). A exposição tem como objetivo homenagear Larissa Yoshizawa, acadêmica de Medicina de Maringá, que faleceu no ano passado, vítima de um câncer raro. Após o diagnóstico, Larissa buscou nas artes – dentre elas, a fotografia, a música e a pintura – a resiliência necessária para viver com qualidade de vida, apesar da doença. A exposição seguirá, posteriormente, para outros locais, como o Centro de Convivência e a FAC, no Campus I, e a Faculdade de Medicina, no Campus II. A abertura da exposição contou com a presença da coordenadora do projeto ComSaúde  Cristiane Barelli, da professora da UEM (instituição em que estudava Larissa) Marlene Novaes e do fotógrafo Gerson Soares.

Texto e fotos: Leonardo Andreoli (Assessoria de Imprensa/UPF)

 

Tags: , , , , , , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top