Atividades marcaram Dia Mundial de Conscientização do Autismo

By on 1 de abril de 2015 in Autismo, Notícias

Exposição, celebração religiosa, palestra e mateada foram ações que marcaram a semana e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril, data que pretende debater e divulgar informações sobre o autismo na cidade.

As atividades, organizadas pela Associação dos Amigos da Criança Autista – AUMA e Escola de Autistas Olga Caetano Dias com apoio do Projeto ComSaúde, buscavam a conscientização da comunidade para que os autistas tenham acesso facilitado aos locais públicos. “Queremos abrir portas para eles. Não pedimos que as pessoas aceitem, mas, entendam o comportamento dos autistas, que é um pouco diferente do comum”, comenta a presidente a AUMA, Salua Younes.

As ações também buscaram profissionais interessados em aprender mais sobre o autismo, para trabalhar com as crianças, jovens e adultos que possuem o Transtorno do Espectro Autista – TEA. “Com isso, buscamos que as pessoas também nos ajudem na construção de obras para eles, como uma escola modelo, que já tem projeto pronto e não é construída por questões burocráticas”, relata a presidente da Associação.

A escola modelo, citada por Salua, também é idealizada pela psicopedagoga Lúcia Helena de Bortoli, que ministrou a palestra “Transtorno do espectro autista – implicações na família” para acadêmicos, pais e professores no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, na terça-feira, dia 31 de março. “A formação profissional na área, a inclusão de monitoria e uma escola adequada para atender autistas são necessidades do município”, comentou.

Uma escola ideal, para a psicopedagoga, deve ser formada por diversos ambientes que estimulem a aprendizagem do autista, como salas de aula amplas, espaço para a prática de esporte e atividades de psicomotrocidade, salão de eventos, sala de informática e de música. “Profissionais ainda mais qualificados para atender esse público e um espaço ideal daria mais dignidade às crianças, jovens e adultos que possuem o TEA”, enfatiza Lúcia.

 

Exposição de fotos disponível na Faculdade de Medicina é uma das ações que celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Exposição de fotos disponível na Faculdade de Medicina foi uma das ações que celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na cidade

Programação

A palestra ministrada pela psicopedagoga Lúcia de Bortoli foi uma das atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Além da conversa com Lúcia, uma missa em Ação de Graças pela data foi celebrada na Catedral e uma exposição de fotos que comemora o Dia do Autismo também esteve disponível no hall de entrada da Faculdade de Medicina.
No dia 2 de abril, a programação envolveu mateada e distribuição de material informativo sobre o Dia e o TEA, na Praça Marechal Floriano, em frente a Catedral Metropolitana no turno da manhã. Durante a tarde, a mateada foi na Praça Tamandaré, próximo ao Hospital São Vicente de Paulo.

Tags: , , , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top