Guia para doação segura e responsável em tempos de pandemia da Covid-19

Integração entre cursos da UPF, produz e-book para incentivo a doação de sangue durante a pandemia. 

Em 2020, primeiro ano da Pandemia do Covid-19, os centros de hemoterapia tiveram uma baixa de 15 a 20% de doação de sangue. Nesse contexto, a queda do números de doadores é mais uma das consequências negativas do atual momento vivido na sociedade, a tendo em vista que as outras emergências médicas e doenças que necessitam de uma transfusão, continuam acontecendo. Assim, surge o e-book “Doação de Sangue em tempos de Covid-19 – Guia para doação segura e responsável” , material produzido pelo curso de Medicina da UPF.

Este guia digital é uma versão dinâmica e ativa, elaborada em 2020 para auxiliar na divulgação da Doação de Sangue em tempos de Pandemia. No livro é exemplificado os requisitos para a doação, quais são as etapas e cuidados na pandemia e o porque dos motivos para a população que já era doadora, continuar a doar.

A Professora e coordenadora do Projeto Doação de Sangue da UPF, Cristiane Rodrigues conta que o  “desafio de aprimorar a versão foi feito pelo aluno Victor sob orientação do professor Alexandre Zanatta como trabalho (TCC) da Faculdade de Ciências da Computação da UPF. Fazendo com que esta iniciativa envolvesse dois projetos da UPF em parceria com o Serviço de Hemoterapia do HSVP. O então acadêmico do curso de Ciência da Computação, Victor Grando do Amarante, agora formado em Ciência da Computação da UPF, conta como foi o processo de adaptação do conteúdo “A professora Cristiane trouxe a ideia para  transformar a cartilha estática que eles tinham previamente, em uma nova versão com animações, com isso foi feito a pesquisa de como ia ser desenvolvido e eu pensei na página web pra ser facilmente mandado e compartilhado o link por whatsapp, pensando em dispositivos móveis, por isso a página tem sua melhor versão quando aberta em celulares,  justamente porque a maior parte das pessoas usam celulares atualmente para acessar informação.

Conheça o E-book e as orientações sobre doação de sangue clicando na imagem.

WhatsApp Image 2021-08-16 at 17.15.21

Durante o processo foram criados também vídeos animados para divulgação do conteúdo. Acesse essa playlist com os 3 vídeos e assista neste link.

Equipe do e-book e animações

Dr. Luciano O. Siqueira – Professor nos cursos de Farmácia, Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Dr. Alexandre Zanatta – Professor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências
Dra. Cristiane Rodrigues Araújo – Professora da Faculdade de Medicina
Victor Grando do Amarante – Acadêmico de Ciência da ComputaçãoAutores Projeto de Extensão Doação de Sangue

Equipe de Autores

Luciano de O. Siqueira
Cristiane Rodrigues de Araújo
Alexandre Lazaretti Zanatta
Manuela Mainhardi Pinheiro dos Santos
Anna Laura Duro Barp
Larissa Andrea Schon

 

 

Tags: , ,

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Comments are closed.

Top