Atividade Física, Interação com a Natureza e Diversão!
Na manhã de hoje (28), os participantes do 5º Acampamento da Criança com Diabetes participaram de uma atividade diferente do que estão acostumados. Os pequenos foram convidados a desfrutar da natureza e o que ela proporciona e da importância do cuidado com ela. A atividade aconteceu na trilha do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (CEPAGRO), em conjunto com o coordenador do Projeto da Reserva Particular do Patrimônio Natural da UPF (RPPN/UPF), professor Jaime Martinez.
Muitas foram as curiosidades e descobertas das crianças em seu contato com o meio-ambiente. Surpresos, boquiabertos e com muitas perguntas, seguiram a caminhada cheios de energia, ao chegar no espaço designado já foram surpreendidos por uma gincana na floresta, proposta pelo professor Jaime.
Nesta gincana, quatro grupos foram divididos, cada um tinha o seu nome conforme o de um animal presente na reserva, sendo eles: Grupo 1 – Tatu Mulita, Grupo 2 – Quati, Grupo 3 – Mão-Pelada e Grupo 4 – Graxaim. A missão designada aos pequenos, era que cada grupo, em uma parte diferente da reserva, cada um deveria encontrar a câmera deixada no lugar em que foram levados. Sem demora e com muitos sorrisos nos rostos, as quatro câmeras foram rapidamente encontradas. E após um lanche com todo clima natural, todos retornaram ao CEPAGRO, onde descobriram o objetivo da procura às câmeras. Com um computador em mãos, o professor Jaime, mostrou aos alunos as imagens e decidiu que a câmera que tivesse mais imagens captadas de espécies diferentes dentro do parque, ganharia um prêmio. Também participou o aluno do Curso de Biologia, Vinícius.
A equipe Mão-Pelada foi vencedora, então após mais uma pausa, os alunos retornaram para almoçar, na Associação de Professores e Funcionários da Universidade, ambiente em que está ocorrendo a maior parte da programação do acampamento.
” O projeto tem a missão de conectar as pessoas com a natureza que estamos conservando na reserva, foi muito legal hoje com a turma do acampamento, é uma interação, conviver com os mais novos, trocar experiências e principalmente poder participar de uma atividade física, uma caminhada, e percebemos que a vida como um todo deve ser cuidada, bem como a natureza, foi muito legal a relação entre ambos projetos”, mencionou Jaime.