Campanha de doação de sangue acompanha o dia do vestibular.
Estudantes de Medicina da Universidade de Passo Fundo realizaram campanha de doação de sangue no campus I da UPF, antes do processo seletivo de inverno, 10/6. ‘’O objetivo é fazer a divulgação para a Campanha do Jovem Doador, do Hospital São Vicente de Paulo. Eles querem fidelizar o doador, porque uma pessoa jovem pode fazer várias doações durante toda a vida, então esse é o objetivo da Hemoterapia do São Vicente nesse ano’’, comenta Débora Schuh, 24 anos, estudante do 6º nível de Medicina da UPF.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no Brasil, para realizar a doação, é necessário:
- Peso mínimo de 50 quilos;
- Ter entre 18 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
- Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Também são aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, havendo o consentimento formal do responsável legal. Além de que é preciso respeitar os intervalos para doação, que são:
- Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
- Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
Lembre-se: o tipo O- é considerado doador universal e o AB+ é o receptor universal!
A ação também foi divulgada na Rádio UPF pelas representantes do serviço de hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Larissa Andrea Schons e Janete Winckler. O movimento é parte do Programa de Extensão ComSaúde da Universidade que é vinculado ao HSVP e envolve inúmeros voluntários e bolsistas.