Pedágio Solidário arrecada recursos para o Acampamento da Criança com Diabetes
Uma nova ação deverá ser realizada em setembro deste ano para completar o recurso necessário
O 2º Pedágio Solidário do Acampamento da Criança com Diabetes foi realizado no sábado, 18 de junho, em Passo Fundo. A ação aconteceu em oito pontos da cidade e envolveu cerca de 100 voluntários da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Lions Club e do Grupo Escoteiro Maragatos, além do Hospital São Vicente de Paulo, que ficou responsável por fornecer lanche e água aos voluntários. O Pedágio teve como objetivo captar recursos para o 4° Acampamento, que será realizado no mês de novembro, no Campus I da UPF.
Durante a ação, foram abordadas aproximadamente 10 mil pessoas, e foi possível identificar cinco crianças que têm a doença e serão convidadas para participar do Projeto. De acordo com a coordenadora do Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc) da UPF e organizadora da ação, professora Cristiane Barelli, o total arrecadado no pedágio será suficiente para custear 40% das despesas do 4º Acampamento, que prevê 50 vagas para crianças com seus responsáveis. Outro pedágio deverá ser realizado em setembro deste ano para completar o recurso necessário. “Gostaríamos de agradecer muito a todas as pessoas que colaboraram com a causa e aos apoiadores de nossa ação, especialmente aos órgãos da imprensa que potencializaram a divulgação do 2º Pedágio. Certamente o sábado gelado foi aquecido pela solidariedade de cada um que contribuiu”, destacou a professora Cristiane.
A acadêmica do curso de Nutrição da UPF Gabriele Botesini, que também é extensionista do programa ComSaúde e tem diabetes tipo I, ressaltou a importância dessa ação e da realização do Projeto. “Amor define o que eu sinto por poder ajudar essa causa. Só quem tem a doença sabe a importância de tudo isso. Parabéns a toda a equipe e à população de Passo Fundo”, comentou Gabriele.
Pacientes com diabetes e suas famílias também atuaram voluntariamente na ação. “Agradeço a todos pelo esforço e disponibilidade e, essencialmente, aos que fizeram suas contribuições, pois em todos os pontos de arrecadação, eu vi a alegria dos que se dedicaram. Foi uma experiência maravilhosa e, como mãe de paciente, me sinto realizada”, declarou Marta Tessaro, que tem um filho de 15 anos com diabetes tipo I desde os três anos e que estava atuando na organização do Pedágio.
Quem quiser colaborar com a realização do 4º Acampamento, ou saber como participar, pode entrar em contato pelo e-mail: acampamentodiabetes@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8553.