André François, a Fotografia para melhorar o mundo

By on 2 de junho de 2014 in Notícias, Saúde para se ver with 0 Comments

André François na UPF // NexJor

A fotografia ajuda a mostrar um mundo que poucas pessoas conhecem. Estamos acostumado s a imagens de lugares paradisíacos, estranhos, belos, mas não vemos o que acontece detrás desses mundos desconhecidos, o que ocorre com as pessoas de lá, sua saúde, por exemplo. A imagem é uma língua universal, rompe barreiras, desperta interesses e estimula o desenvolvimento. Essa é a principal preocupação do fotógrafo brasileiro André François.

Sua paixão pela fotografia começou muito cedo, aos 16 anos, tornando seu hobby em emprego.  Há 30 anos ele percorre o Brasil e o mundo fazendo reportagem fotográfica sobre a saúde e as principais necessidades das pessoas que conhece em seu trajeto.

O resultado de suas viagens são imagens simples com uma grande carga emocional. O preto e branco (P&B) ajuda-lhe na tarefa de transmitir suas emoções, focando em um olhar bem puro e mais próximo das pessoas. François não se move por um mundo fácil, a pobreza e o subdesenvolvimento são parte de sua vivência diária. Para ele, seu trabalho não é só fotografar, mas conviver com as pessoas, provocando uma conexão com elas, o que faz ficarem mais próxima as suas fotografias.

Seu principal projeto, a Image Mágica, nasceu 1995 desenvolvendo a fotografia para promover a educação, saúde e cultura para jovens e adultos. A iniciativa prevê que todos se tornam fotógrafos, tanto os cuidados quanto os cuidadores, mostrando um olhar diferençado sobre a mesma cena.

Dentro da Imagem Mágica existem vários projetos tanto nos hospitais como fora. François continua trabalhando em lugares em desenvolvimento. Seu último trabalho é o documentário Vida. Neste projeto já viajou para diferentes países e conheceu culturas diversas: Comunidade Yanomami-Brasil, Camboja, Haiti, Nunavut-Canadá, Queens em Nova York-Estados Unidos, Japão, África do Sul, Lesoto, Moçambique, Quênia, Uganda, Ruanda e Burundi.

Tags:

About the Author

About the Author: .

Subscribe

If you enjoyed this article, subscribe now to receive more just like it.

Post a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Top