O dia-a-dia dos portadores de diabetes
O diabetes é uma doença crônica, autoimune, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. O dia-a-dia dos portadores dessa doença pode ser facilitado com a boa vontade dos familiares.
Conversamos com as mães do Antonio e Giovana, do Thiago , do Bryan, da Julia e com o pai do Nicholas sobre os desafios que seus filhos enfrentam diariamente. O apoio da família é muito importante. Todos concordam que mudaram sua maneira de se alimentar para que seus filhos não se sintam diferentes. Afinal, segundo os próprios pais, a criança não é diferente em nada, ela pode ter uma vida normal como as demais crianças.
Atualmente, as restrições são limitadas, há no mercado diversos produtos para crianças com diabetes que substituem perfeitamente os outros alimentos. No início, os pais tendem a tirar toda a comida, entretanto as crianças podem comer de tudo, só que com moderação, controlando a quantidade de carboidratos, açúcares e gorduras.
As crianças do acampamento apresentam diabetes do tipo 1, que não é causada pela má alimentação, então os pais não podem sentir-se culpados.
Também concordam que as atividades físicas aeróbicas são muito importantes para seus filhos, e podem funcionar até mesmo como um incentivo, para que eles possam comer alguma coisa a mais do que o previsto em sua rotina e não ter que aplicar insulina depois de praticar esporte.
Ir muito ao banheiro, emagrecer muito, beber muita água são alguns dos sintomas que a diabetes apresenta. Sobre a insulina, sua aplicação varia de criança para criança. Algumas aplicam uma vez ao dia, enquanto outras três vezes ao dia, dependendo da insulina utilizada. Além disso, eles têm de fazer testes para controlar o nível de glicose no sangue periodicamente.